quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

você já fez um bom Cuscuz ou um couscous,então vamos lá ....

Olá pessoas!!!!

Hoje gostaria de falar sobre o Cuscuz,aqui na minha casa sempre sirvo em festas e reuniões em geral e faz muito sucesso.

Podemos fazer de duas maneiras diferentes,o CUSCUZ MARROQUINO e o BRASILEIRO que ainda tem divisões entre paulista e nordestino,são muito diferentes entre si ,mas ótimos acompanhamentos.


Cuscuz é um prato árabe originário do Magrebe (região do norte de África) que consiste num preparado de sêmola de cereais, principalmente o trigo. No Brasil, pode ser feito à base de farinha ou polvilho, de milho, arroz ou mandioca. Salgada e levemente umedecida, a massa é posta a marinar para incorporar o tempero.

Daí, tem a sua cocção pela infusão no vapor. Pode ser incrementado com outros ingredientes, como é o costume do sudeste do Brasil, ou apenas ir acompanhado de leite, ovos, manteiga ou carne-de-charque, como é a preferência no nordeste. O cuscuz preparado no cuscuzeiro pode ser de milho, carimã e tapioca, iguaria muito comum no Nordeste do Brasil, encontrado comumente na Feira de São Joaquim em Salvador.

Além do Brasil, o cuscuz também é consumido em outros países da América Latina. A Portugal acredita-se que chegou no reinado de D. Manuel I (1495-1521), sendo mencionado na obra de Gil Vicente. A grafia francesa couscous, é frequentemente usada para todas as variações deste prato em livros de culinária europeus.

Cuscuz cabo-verdiano

Em Cabo Verde o cuscuz é um bolo tradicional, feito com farinha de milho, e cozido a vapor num recipiente de barro especial (binde), análogo a uma cuscuzeira. Leva pouco açúcar e é normalmente comido quente, às fatias, com manteiga


A comida marroquina não é o que se pode chamar de um ícone da gastronomia internacional, mas vale a pena experimentar. O açafrão é, de longe, a especiaria mais utilizada. O amarelo ouro tirado do estigma da açaflor está em quase tudo, do arroz a uma simples salada de couve-flor. E também nos principais pratos típicos.

O mais famoso deles é o cuscuz, que pouco tem em comum com o brasileiro. Ele é feito com semolina cozida no vapor, legumes, uvas passas, grão de bico e carne, normalmente de frango, embora o cordeiro possa aparecer na receita. Não tem a massa consistente do cuscuz que se faz no Brasil, uma variação da receita original, árabe.

Cuscuz é a massa de milho, pilada, temperada com sal, cozida ao vapor d’água e depois umedecida com leite de coco. Com ou sem açúcar. Era, outrora, de feitura caseira e presentemente industrializada, vendido pelo Brasil inteiro, pela manhã e à tarde. Fazem-no também de mandioca, arroz, macaxeira (aipim), inhame, mas o de milho é consumido numa proporção de 95%, cotidianamente. Com manteiga, figura no café matinal ou na ceia frugal ao anoitecer. Dissolvem-no no leite de vaca, cuscuz com leite, sopinha gostosa e fácil.

Hoje, no Brasil, temos dois tipos de cuscuz bem diferentes na concepção: o nordestino e o paulista. O comum entre eles é o fato de terem substituído a sêmola de trigo pelo ingrediente da terra: a farinha de milho. No Nordeste, o cuscuz pode ter chegado via Pernambuco. Nessa região, é feito na cuscuzeira e tem consistência mais esfarelada, como seu primo africano. A receita salgada é bastante comum nas mesas, principalmente no café da manhã. Há ainda o cuscuz nordestino doce, que leva coco. A textura é parecida com a de um bolo. Pode fazer parte de uma refeição frugal no jantar, acompanhado de leite, manteiga de garrafa, ovos fritos ou carne de sol.





couscous com peras

Ingredientes


1 kg de filé de peito de frango ou filé de coxa
1 cebola grande
350g de cuscuz marroquino
2 pêras grandes
3 ameixas grandes
1 colher (sobremesa) de cúrcuma
2 paus de canela
3 cravos
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 punhado de hortelã
50g de avelã
50g de amêndoa
50g de passas
20g de manteiga
50ml de azeite
400ml de água para o caldo e 300m para o cuscuz
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:

Pique o filé em pedaços e sele na frigideira quente com um fio de azeite. Tempere com sal e pimenta. Em uma panela funda, refogue a cebola grande com outro fio de azeite até ficar translúcida. Corte as pêras e ameixas em meia-lua e acrescente ao refogado com 400ml de água. Adicione as especiarias (cúrcuma, cravo, canela) e sal a gosto. Deixe o caldo apurar.
Em outra frigideira à parte, doure na manteiga as frutas secas (amêndoas, passas e avelãs). Aqueça 300ml de água para o cuscuz. A temperatura deve ser morna. Despeje o cuscuz em um recipiente junto com uma pitada de páprica ou cúrcuma. Coloque a água aos poucos. O cuscuz não deve ficar boiando na água. É só para umedecer. Por isso, dose a quantidade de água. Cubra com filme plástico e deixe descansar por uns 10 minutinhos. Depois, solte os grãos com as mãos ou um garfo. Salpiquie o hortelã cortado bem fininha e misture as frutas secas passadas na manteiga.
Quando o sabor do caldo tiver bem apurado (a casa inteira vai notar o perfume delicioso que vai inundar o ambiente), adicione o frango e deixe cozinhar até ficar macio. Em uma travessa refratária (aquelas de almoço de domingo, bem espaçosas), coloque o cuscuz e regue com o caldo de especiarias, frutas e frango. Pronto. É só colocar a mesa e servir a família. Bom apetite e boas recordações.

Cuscuz de camarão

Ingredientes

4 latas de molho de tomate
l lata de ervilha
1 vidro de palmito
15 azeitonas
4 ovos cozidos
1 ½ pacote de farinha de milho
l k de camarão
l lata de sardinha

Modo de preparo
Bater as latas de molho de tomate no liqüidificador e levar ao fogo para ferver, com temperos a gosto (não esquecer a pitada de açucar.
Enquanto o molho ferve, picar o palmito, os ovos cozidos, as azeitonas, a sardinha (tirar as espinhas antes de picar).
Refogar o camarão com azeite, alho e cebola ligeiramente para que não endureçam. Juntar o camarão ao molho de tomate com os outros ingredientes e deixar bem quente. Na hora de servir, jogar a farinha de milho, mexendo bem até dar o ponto do cuscuz que não deve ficar seco, de maneira nenhuma. Untar a forma, enfeitar a gosto, virar a massa, apertar, virar em prato bonito e servir.
Acompanhado de uma saladinha, uhummmm, já me deu até fome
(entrepanelas e tigelas)



Couscous marroquino com castanhas, frutas secas e hortelã



Essa versão é loosho e faz bonito em ocasiões mais festivas – e pode cair super bem na tua ceia de Reveillon (ainda dá tempo!).

Você vai precisar de: 1 xícara de couscous (sêmola de trigo), 1 xícara de água, castanhas picadas (usei do Pará, amêndoas e xerém, mas pode ser também nozes, avelãs, macadâmia, amendoim…), frutas secas (fui de damasco e passas brancas e pretas, mas também rola com tâmaras, ameixas, frutas desidratadas diversas…), cebola, azeite e bastante hortelã picado grosseiramente.

Ao grão já hidratado juntei os demais ingredientes – castanhas, frutas secas, cebola dourada no azeite, temperei com sal e pimenta calabresa e finalizei com a hortelã.

Não disse que era super fácil? =)

***

Para hidratar o couscous…



O grão nem precisa ir à panela – ele é apenas hidratado e fica pronto em questão de minutos. Use sempre a mesma medida de grão e água fervente (ou caldo de sua preferência).

Numa travessa coloque o couscous, junte 1 colher de sopa de manteiga e a água fervente.

O trucão: cubra a travessa com plástico filme, para que ele cozinhe no próprio vapor. Geralmente o grão hidrata em 5 minutos, mas pode ficar reservado para ser temperado depois.

A dica: use um garfo para mexer e soltar os grãos.

O jeito de hidratar é sempre o mesmo e, uma vez hidratado, é só usar os grãos do jeito que você quiser e temperar à gosto. Há quem goste de temperá-lo na panela para serví-lo quente e quem o prefira frio (eu!). Pode-se acrescentar frango desfiado, legumes (fica especialmente gostoso com um mix de pimentões coloridos bem picadinhos, adoro!), cogumelos… Também casa muito bem com frutas como maçã, manga, abacaxi e fica delicioso quando recebe uma pitada de especiarias como curry, páprica e até mesmo canela.

Se você ainda não conhece e ficou afins de experimentar a sêmola de trigo, preste atenção na próxima ida ao supermecado. Geralmente ele é vendido em caixinhas, na parte de importados. No Pão de Açucar você encontra uma marca própria deles, a Casino, bem boa – uns 14 pilas o pacotinho de 500gr (mas ele rende super bem, viu?).
post original do rainhas do lar.




Couscous de Legumes

Ingredientes 

600 ml de água
1 cenoura
1/2 chuchu
1 cebola inteira
1/2 cebola cortadinha
1 mandioquinha
1 colher rasa (café) de açafrão
1 colher rasa (café) de páprica doce
1 tomate picado em pequenos pedaços
1 pepino
1/2 alho-poró cortado
1 punhado de salsa cortadinha
1 punhado cebolinha cortadinha
1 punhado de damascos cortados (opcional)
1 punhado de passas secas (opcional)
Sal a gosto
Limão e azeite a gosto
500 g de cuscuz marroquino

Preparo

Cozinhe a cenoura, o chuchu, a batata baroa e a cebola em uma panela com dois copos de água (300 ml cada) por 20 minutos, em fogo baixo. Tempere com sal a gosto. Depois que os legumes estiverem bem cozidos, retire-os da panela e reserve ao lado. Tempere o caldo com o açafrão e com a páprica doce. Meça a quantidade que restou do caldo depois de cozido. Meça a mesma quantidade de cuscuz marroquino num copo e tire três dedos. Desligue o fogo e coloque o caldo em outro recipiente. Coloque o cuscuz bem devagar, mexendo sempre, para não empelotar. Deixe esfriar e coloque por cima o tomate, o alho-poró, o pepino, a cebola cortadinha, um punhado de salsa e um punhado de cebolinha. Misture tudo e acrescente o limão e o azeite a gosto. Se quiser, pode colocar também os damascos e as passas secas.

Receita da chef Vivian Arab, do Restaurante Arab


Cuscuz brasileiro de frango

INGREDIENTES

Modo de preparo

1/2 peito de frango cozido e desfiado
2 ovos cozidos e fatiados em rodelas
2 tomates firmes fatiados em rodelas
2 tomates picadinhos
1 lata de milho verde
4 xícaras (chá) de farinha de milho (em flocos)
1 e 1/2 litro água fervente
2 caldos de galinha
1 xícara (chá) de ervilhas cozidas no vapor
1/2 xícara (chá) de pimentões picados
3 colheres (sopa) de colorau
sal a gosto
pimenta-do-reino moída a gosto
azeite a gosto
tempero pronto de cebola e alho picadinho a gosto
salsinha picadinha Modo de preparo: Primeiramente você deve forrar uma forma de furo no meio com ovos cozidos, tomates em rodelas, ervilhas e salsinha. Numa panela grande colocar o azeite a gosto e o tempero pronto de cebola e alho. Adicionar o frango já cozido e desfiado. Deixe fritar um pouco até ficar um pouco dourado. Colocar os pimentões, o tomate picado, o milho verde e o colorau. Junte a água fervente (um litro e meio). Faça a correção do sal e da pimenta. Adicionar a farinha de milho flocada. Colocar uma xícara de cada vez e mexa até incorporar, só então adicionar a outra xícara e assim por diante até ter adicionado as 4 xícaras. Deixar cozinhando por uns 4 minutos. Ela vai ficar com uma aparência de vulcão, gerando bolhas grandes que explodem. Cuidado para não se queimar. Esperar esfriar um pouco e desenformar para servir,aqui em casa também substituo o frango por pernil de porco fica incrível também.



DICA:

Eu aqui em casa gosto de servir cuscuz com um molho  feito com queijo cremoso ou requeijão,aí coloco um pouco do molho  que retiro antes de colocar a farinha,quando cortamos uma fatia colocamos o molho por cima fica muito bom.

muitas beijocas
simone

Fontes :cada receita esta com seu crédito devido e as fotos foram retiradas da internet meramente decorativas.







4 comentários:

  1. Nossa Adoro cuscuz, o tradicional, brasiliero!!!Cibele

    ResponderExcluir
  2. qual o melhor cuscuz vc acha que acompanha a ceia de natal?

    ResponderExcluir
  3. Oi Andres,
    Adoro este com Peras,frutas combinam muito bem com o tipo de carne que se serve em ceias nesta época do ano,elas ajudam na umidade das carnes que naturalmente são um pouco mais secas.
    bjs

    ResponderExcluir