quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Dia 6 de janeiro dia de reis,dia de guardar os enfeites de natal.

Olá pessoas!!!!

Como foram de entrada de 2013??Eu aqui estou cheia de energia para este ano que promete muitas coisas boas.

Dia 6 de janeiro  se comemora o dia de reis,vc sabe pq?Então lá vai:


O Dia de Reis é comemorado no dia 6 de janeiro pois foi o dia em que o menino Jesus recebeu a visita dos Três Reis Magos, que lhe trouxeram muitos presentes.

A data celebra a vinda de Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta dia as pessoas retiram todos os enfeites natalinos das casas e desmontam seus presépios e árvores de Natal.

Em alguns países como Espanha e Portugal, as crianças deixam sapatos na janela com capim antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar a viagem. Em troca, os Reis Magos deixam doces que as crianças encontram no lugar do capim quando acordam.

Nesta hora é dificil achar lugar para guardar tudo,esta é a parte sofrida para mim tudo ficaria exatamente assim o ano todo,sinto um enorme vazio na minha casa neste momento,alguns dias falamos de como aproveitar as luzes,mas se não é seu caso ou se prefere guardar vamos á algumas dicas para facilitar este trabalho.

Luzes e pisca-pisca 


 Para evitar que as luzes do enfeite de Natal quebrem até o próximo ano, é recomendável que as enrole em uma tampa de papelão ou cartolina e guarde em uma caixa separada. Pode também enrolar e prender com um cordão ou arame em várias partes para ficar fixo. Coloque papel entre eles para evitar os contatos das lâmpadas.


Árvores 


 Antes de guardar sua árvore de natal sintética, use o aspirador de pó para tirar o excesso de sujeira. É recomendado guardar na embalagem original, dobrando ou arrancando os ganhos conforme o manual de instrução. Se não tiver, pode comprar plástico bolha e embalar, fechando com fita adesiva e colocando em uma sacola ou caixa. Já as árvores naturais devem ser replantadas ou podem continuar na casa como um ornamento.


Enfeites de Plástico


Eles são bem mais fáceis de serem limpos e guardados. A maioria, dependendo dos produtos e tintas utilizados na fabricação, podem ser lavados em água corrente e com sabão de coco (por ser menos abrasivo), sem receio.

Enfeites antigos de plástico podem apresentar manchas amareladas com o passar dos anos. Esse problema pode ser solucionado com a utilização de um pano umedecido em água com pouquíssimas gotas de água sanitária.

Ao guardá-los, caixas também são boas opções ou até mesmo embalagens plásticas, só não opte por sacolas de plástico, pois elas não protegem os adereços de forma adequada.

As bolinhas podem ser guardadas em caixas de ovos. Assim fica mais fácil separar por tamanho, cor e material.



Enfeites de Porcelana


Não são tão comuns, mas ainda são usados e precisam de muito cuidado, pois são fáceis de quebrar. Para limpá-los, sabão de coco é o mais indicado, mas sem levá-los diretamente na água. Opte por um pano umedecido em água e sabão e depois enxague com outro pano umedecido somente em água. Seque bem os enfeites com um terceiro pano.
Para guardá-los, enrole-os separadamente em retalhos de feltro ou outro tecido, para evitar o atrito entre as peças e conservar a limpeza. O ideal é guarda-los em caixas separadas.

Enfeites de vidro e espelhados




Mesmo com produtos específicos no mercado para a limpeza de objetos feitos desses materiais, eles normalmente apresentam componentes muito abrasivos em sua composição para a limpeza de peças tão delicadas como enfeites natalinos.
O ideal é limpar os objetos com um papel absorvente e depois umedecer um pano que não solte fiapos em algumas gotas de álcool para a limpeza e usar outro pano umedecido em água para o enxague. Isso evitará que os objetos se deteriorem com o tempo por terem sido guardados com álcool.
Todavia, nunca lave enfeites de vidro ou espelhados, use apenas o pano umedecido, para garantir que eles não fiquem manchados.
Depois de limpa-los, seque-os com papel absorvente e guarde-os com muito cuidado enrolados em papel de seda e se possível, em caixas separadas para cada objeto e forradas com algum material isolante, como isopor ou divisórias de papelão

Velas 


 As velas são objetos sensíveis, que quebram com facilidade. Para conservá-las, você pode envolvê-las com papel toalha e guarda-las dentro de rolos (tubos) de papelão que você retira do papel-toalha usado na cozinha. Pode também colocá-las dentro de caixas pequenas, como de cereais e calçados. Se a vela for muito grande, pode colocar em canos de PVC, comprados em lojas de materiais para construção













Este video pode ajudar vc tb ,dê uma olhada, http://globotv.globo.com/gnt/santa-ajuda/v/como-guardar-os-enfeites-de-natal/2305362/


Espero que tenham gostado.

beijocas 
Simone



2 comentários:

  1. Simone adorei a idéia de caixa de ovos para guardar enfeites de natal. Adotei e minhas pequenas bolinhas ficaram arrumadinhas. Bjs. Cibele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal né idéias simples as vezes resolvem grandes problemas.
      bj

      Excluir