segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Conexão Paris Tarte Tatin....

Oi Gentennnnnnn!!!!!

Como vão vocês!!!Espero que estejam gostando das fotos da conexão Paris,quem me acompanha tb pelo face sabe que na pag do Palpites estes dias estamos com posts direto de Paris minha  filhuca será nossos olhos por lá estes dias,e ontem ela postou uma Tarte tatin esta delicia tão Parisiense que respira história,então além de receita que tal conhecer um pouco mais deste universo.




Espero que vocês gostem esta foi a foto que a Cami postou direto de Saint German.





A tarte Tatin (lê-se "tatan") é uma torta de frutas típica francesa, inventada pelas irmãs Stéphanie e Caroline Tatin.
Consiste em uma torta normal de fruta, com a especial particularidade de ser confeccionada ao contrário, ou seja: na forma colocam-se as frutas e por cima, derrama-se até cobrir, a massa. Ao desenformar a torta após cozedura no forno, esta fica com as frutas no topo.

A História da Tarte Tatin:  segundo a vida francesa.com
 




Reza a lenda que a Tarte Tatin teria nascido de um erro culinário, ocasionado por um momento de desatenção da cozinheira. Quando Jean Tatin faleceu no final do século XIX, suas filhas Stéphanie e Caroline herdaram o hotel e restaurante Tatin, situado na pacata cidade de Lamotte-Beuvron, no Loir-et-Cher (centro da França). Cidade essa, que desde o século XIX era considerada como a capital da caça. Caroline era conhecida por ser uma excelente administradora. Já Stéphanie, era uma cozinheira muito talentosa. As duas formavam uma ótima equipe e, mesmo após o falecimento do pai, elas continuaram gerindo com brio o estabelecimento familiar, que acolhia com frequência todos os caçadores da região.
Uma das especialidades de Stéphanie era a torta de maçãs, que ela servia morna, caramelizada e bem macia. Os clientes vinham de longe para apreciar a famosa iguaria. No entanto, Stéphanie também era conhecida pelo seu jeito meio distraído e tagarela. Assim, num dia de muito movimento, ela ficou conversando demais com os clientes até que se deu conta de que a sobremesa não estava pronta. Então, ela correu para preparar a famosa torta, pôs ela no forno e só depois é que reparou que tinha esquecido de colocar a massa no fundo da forma. Vendo que as maçãs estavam caramelizadas, ela teve a idéia de pôr a massa por cima e de virar a torta quando ela saísse do forno. Quanto aos clientes, eles simplesmente adoraram a nova receita !
Aliás, ela fez tanto sucesso que até um dos mais célebres críticos culinários da época, o nobre Maurice-Edmond Sailland, mais conhecido como Curnonsky, veio experimentá-la. Completamente encantado pela originalidade da receita e pela agradável mistura de texturas e sabores, ele acaba promovendo-a em Paris, sob o nome de “tarte des demoiselles Tatin” (torta das senhoritas Tatin). E foi assim que a tarte tatin acabou se transformando numa celebridade nacional, ao ponto de ser servida no restaurante Maxim’s (símbolo internacional da alta gastronomia francesa). Aliás, a Tarte Tatin é levada tão a sério que foi até criada uma confraria para defender o respeito da receita tradicional da torta: é a “Confrérie des Lichonneux de Tarte Tatin de Lamotte-Beuvron”.



Receita da Tarte Tatin




Para a massa sablée (se quiser pode substituir por uma massa tradicional de torta ou por uma massa folhada):
Ingredientes:

- 500g de farinha de trigo

- 250g de manteiga

- 200g de açúcar

- 5 gemas de ovo

- 1 colher de café de sal

- 1 colher de sopa de fermento (± 20g)

Modo de preparo:

Misturar delicadamente com os dedos a farinha, o sal, a manteiga e o fermento até ficar com uma consistência de farofa. À parte, bata as gemas com o açúcar até clarear um pouco e depois acrescente-as à massa anterior. Misture tudo até que fique uma massa bem homogênea. Não bata demais senão ela acaba perdendo a textura desejada. Enrole a massa num pedaço de papel filme e deixe na geladeira por pelo menos 1 hora. Essa massa pode ser congelada tranquilamente. Ah, vale lembrar que essa é uma receita tradicionalmente utilizada na confecção de biscoitos. Basta estender a massa (não muito fina) com um rolo depois que ela tiver descansado na geladeira e fazer biscoitos redondinhos (ou da forma que você preferir). Depois de assados e frios, você ainda pode napá-los com uma cobertura de chocolate. É delicioso!

Para as maçãs caramelizadas:
Ingredientes:

- 1 kg de maçãs (as melhores são a reineta ou a golden, mas você pode utilizar qualquer maçã que seja ácida e firme. O objetivo é que o sabor das maçãs contraste com o do caramelo e que elas  não se desmanchem durante o cozimento.)

- 100g de manteiga com sal (ela vai ressaltar o sabor do caramelo)

- 100g de açúcar

- 1 colher de sopa de água

Modo de preparo:

Utilize um recipiente que possa ir ao fogo e ao forno. O ideal é uma forma que resista aos dois ou uma frigideira sem cabo.

O segredo de uma boa tarte tatin é caramelizar o açúcar durante o cozimento das maçãs. No entanto, essa operação é um pouco delicada, tome cuidado para não mexer demais nem pôr o fogo muito alto pois você poderia desmanchar as maçãs ou queimar o caramelo. Assim, ponha na frigideira o açúcar e a água. Deixe derreter um pouco e dispose delicadamente as maçãs. Quando elas começarem a caramelizar um pouco, acrescente a manteiga. Não mexa com uma colher! Incline um pouco a frigideira ou sacuda-a ligeiramente para que o caramelo não queime e as maçãs não grudem no fundo. Quando as maçãs estiverem bem caramelizadas, disponha a massa por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 45 minutos. Para desenformar, vire a frigideira sobre um prato grande e reze :-)

A tarte tatin costuma ser servida morna, com uma bola de sorvete de baunilha ou com um pouco de creme chantilly. Para uma refeição mais chique, não hesite a surpreender seus convidados com porções individuais. Além de lindas, elas ficam deliciosas!


Tarte Tatin de Bananas




Esta não é francesa,mas é tanto a nossa cara que amei a receita é do blog a cozinha coletiva,com

Para a massa: você pode usar um disco de 24cm de diâmetro de massa folhada pronta, ou preparar a massa dessa receita clicando aqui.


Para o recheio:
60g de manteiga sem sal;
160g de açúcar cristal;
1 colher de chá de raspas de laranja;
1/4 da colher de chá de canela em pó;
4 bananas maduras cortadas ao meio no sentido do comprimento [usei banana nanica].

Preparo:
Prepare a massa como indicado na receita do link. Reserve na geladeira.
Preaqueça o forno a 180 graus.
Você pode preparar a torta em uma fôrma redonda, de 24cm de diâmetro ou, como eu fiz, em uma frigideira [desde que ela não tenha cabo de plástico ou madeira, ou tenha o cabo removível, como a minha].
Leve a fôrma [ou a frigideira] sobre a chama do fogão, em fogo baixo. Coloque a manteiga e deixe derreter. Em seguida adicione o açúcar e mexa até dissolver. Continue a cozinhar por cerca de 5 minutos, até o açúcar derreter e a mistura ganhar uma bela cor dourada [cuidado para não queimar a calda ou se queimar com ela].
Apague o fogo e arrume as fatias de banana sobre o caramelo, com o lado do corte para baixo. Polvilhe com a canela e as raspas de laranja e reserve.
Abra a massa com o rolo sobre uma superfície limpa e enfarinhada até conseguir um disco de uns 26cm de diâmetro [pouco maior que o diâmetro a fôrma] e a espessura de mais ou menos 0,5cm. Transfira o disco para a fôrma, sobre as bananas, e aperte bem nas laterais. Fure a massa em alguns pontos com a ponta de uma faca.

Leve ao forno por cerca de 30 minutos, até a massa dourar. Vire, ainda quente, sobre um prato. Sirva morna, com um bom sorvete de creme ou creme de leite batido.


Espero que tenham gostado.
Beijocas mil
Simone

Direto de Paris por Camila Assis e Fábio Marques.

Fontes:imagens retiradas da internet meramente ilustrativas,vidafrancesa.com,cozinhacoletiva.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário